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Venda por Whatsapp!


Por que vender pelo WhatsApp?

Agora vou provar porque você não deve deixar o WhatsApp na hora de entrar em contato com o seu cliente e na hora de vender.

Muitos especialistas focam suas estratégias de divulgação apenas nas plataformas já conhecidas, como: E-mail Marketing, Google e Redes Sociais, no entanto, nenhuma dessas ferramentas é mais usada que o WhatsApp.

Antes de mais nada, uma ideia inicial, é usar um número apenas para o WhatsApp profissional, criando uma conta Business. Pois assim você não corre o risco de misturar seus contatos pessoais com os profissionais.

Vender pelo WhatsApp tem uma grande vantagem, por exemplo, a taxa de abertura média em uma lista de e-mail marketing é de 15%. Mas vendendo por WhatsApp, a taxa pode chegar próximo a 100%, primeiro que é muito mais fácil alguém ver o WhatsApp que o e-mail, segundo que o WhatsApp facilita mais a usabilidade de quem recebe a mensagem.

Use o WhatsApp para vendas do jeito certo

Infelizmente não adianta você captar vários números para vender o seu serviço se você não sabe como fazer isso, você pode perder esse cliente para sempre.

Saiba que, mesmo entrando em contato com alguém em um aplicativo no qual ela lida no dia a dia, na hora da venda é um momento profissional.

A melhor forma de você saber como iniciar uma conversa profissional pelo WhatsApp, é pensando como você gostaria que um vendedor falasse com você…

Gostaria que ele começasse a conversa com a intimidade de um melhor amigo, cheio de gírias… ou então conversasse de forma profissional oferecendo apenas o que você tem interesse?

É preciso ter cuidado, pois a maioria dos clientes também são informais pelo WhatsApp e dão uma abertura maior ao atendente. Mesmo isso acontecendo, é necessário entender até que ponto você deve ir numa conversa, como guiar esta conversa e quais produtos ou serviços combinam com essa pessoa.

7 dicas para vender pelo WhatsApp

  • Iniciando o atendimento

Quando você receber os contatos vindos do seu Instagram, use técnicas parecidas de atendimento e vendas que você aplicaria pessoalmente.

Isso é importante para ter um contato cada vez mais natural com a outra pessoa. Outra dica é você ser o mais espontâneo possível, sem ficar fazendo propaganda do seu negócio sempre.

Fale dos desafios do mercado, de soluções inovadoras e outros temas que sejam relevantes para o futuro cliente. Você verá que, aos poucos, terá mais liberdade para falar com os seus clientes.

  • Qualificando leads

Depois de conseguir um grande número de contatos através do seu perfil no Instagram, é preciso descobrir quais desses contatos serão realmente clientes em potencial.

Você pode procurar mais sobre eles no Linkedin ou no Facebook, você pode tentar achar pelo nome também, mas no Facebook é mais fácil, pois os contatos que você tem no WhatsApp podem ser sincronizados e aparecer no Facebook.

Uma ótima dica para qualificar leads, é fazer perguntas específicas para que você possa criar oportunidades para vender para ele.

  • Apresentando a sua solução

Agora que você conseguiu achar muitos leads qualificados, comece uma venda não direta, converse normalmente e puxe assunto sobre algo que você sabe que ele tem interesse. Inclua um link do seu produto ou um material no qual ele possa observar melhor o que a sua empresa oferece.

Outra estratégia ótima é você reunir cases de sucesso e depoimentos sobre a sua empresa, isso vai passar muito mais credibilidade para o cliente. Após o primeiro interesse, prossiga com a sua argumentação de vendas, pergunte se ele acha melhor mandar uma mensagem por voz uma fazer uma ligação, isso pode melhorar bastante a negociação.

  • Nutrição

Esse é um dos estágios mais importantes para fechar uma venda, assim como colocar o link do WhatsApp no Instagram, fornecer conteúdos ricos para seus contatos é essencial. É sempre importante entregar conteúdos de valor, principalmente relacionados a solução que você vende.

Não perca tempo compartilhando conteúdos vazios, isso vai acabar desgastando a sua imagem. O ideal é que alguns desses conteúdos sejam produzidos e divulgados em outras mídias, como suas redes sociais e blog. Pois assim, você poderá ser reconhecido como uma referência no seu mercado.

  • Proposta

Nem sempre enviar uma proposta por WhatsApp é uma boa opção. Isso vai depender do seu ramo de atuação e do seu público-alvo. Você precisa medir em quão íntimo está o relacionamento com o cliente a ponto de enviar uma proposta para ele já pelo WhatsApp.

Você pode pensar em outras opções, como pedir o e-mail dele por exemplo.

O mais importante é você chegar no estágio onde será possível vender, afinal, sem fazer a proposta, não será possível ter o retorno financeiro e todo o trabalho que você teve, desde de saber como colocar o link do WhatsApp no Instagram até aqui, não terá valido a pena.

  • Negociação e fechamento

Nessa parte do contato, o cliente estará pensando na sua proposta e analisando todos os pontos. Por isso, lembre-se de falar com ele como se tivesse falando por telefone ou e-mail, apenas formalize tudo, por outros meios de contato se for preciso.

Uma boa opção é, sempre que possível, falar com ele por uma chamada de voz, pois isso deixará o contato mais personalizado e o deixará mais seguro, principalmente nas fases finais do fechamento da venda.

  • Integre seu WhatsApp no seu fluxo de trabalho com seu CRM

Para finalizar e te dar uma última dica para conseguir vender mais pelo WhatsApp, utilize um CRM que permita que o seu WhatsApp seja integrado ao seu fluxo de trabalho. Isso vai garantir que os contatos salvos no CRM possam ser acessados com rapidez via WhatsApp.

Poucas empresas fazem o uso dessa dica, pois algumas delas nem utilizam um CRM de qualidade, mas caso você aplique essa técnica, com certeza você terá muito mais chances de ter vendas recorrentes.

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